Estudo de Caso 33

Entre setembro e dezembro de 2000 ocorreu um surto de diarreia na cidade de General Salgado, SP. As autoridades sanitárias identificaram que a fonte de contaminação foi o sistema de abastecimento de água da cidade. Os métodos de investigação epidemiológica foram: entrevistas com os pacientes, análise de fatores de risco comuns, avaliação do padrão de diarreia aguda, teste laboratorial das amostras de fezes dos pacientes em alimentos suspeitos e na água de abastecimento da cidade. Os exames laboratoriais mostraram as formas evolutivas conforme esquema abaixo.


Adaptado de: Eduardo et al., First Cyclospora cayetanensis outbreak reported in Brazil ocurred in 2000, in the General Salgado city (SP), and control measures (2008), BEPA Boletim Epidemiológico Paulista, v. 5, n. 49, p. 5 - 11.

Em relação a esse caso responda:

a) Qual o provável agente etiológico e como você chegou a essa conclusão?

b) Explique como é realizado o esfregaço de fezes e as colorações para a pesquisa de oocistos.

c) Qual seria o tratamento dessa parasitose?

d) Qual seria a profilaxia?

Respostas

a) Qual o provável agente etiológico e como você chegou a essa conclusão? Cyclospora cayetanensis devido as características morfológicas do oocisto.

b) Quais as colorações mais utilizadas para a pesquisa de oocistos. As colorações mais utilizadas para pesquisa de oocistos são: auramina, Ziehl-Neelsen modificado (fucsina de (Kinyoun) e similares.

c) Qual seria o tratamento dessa parasitose? Trimetoprim / sulfametoxazol (Bactrim).

d) Qual seria a profilaxia? Saneamento básico, uso de água tratada e filtrada, cuidado no consumo de alimentos crus e educação sanitária.