Estudo de Caso 34

Paciente, sexo masculino, diagnosticado com espondilite anquilosante há 8 anos, faz uso regular de metotrexato e prednisona. Iniciou tratamento recente (2 anos) com adulimumabe em substituição ao metotrexato. Houve melhora progressiva do quadro doloroso e iniciou redução gradual da prednisolona e de outras medicações para o controle da dor. O paciente procura a UBS Centro-Diadema com queixa de diarreia líquida sem sangue, com seis episódios diários acompanhados de náuseas, astenia, febre e emagrecimento. Na UBS foi encaminhado ao gastroenterologista que solicitou ecografia abdominal, exame parasitológico de fezes (EPF). Como o EPF foi negativo para as três amostras o médico solicitou pesquisa de coccídeos e microsporídeos. Na coloração de KINYOUN (ZIEHL-NEELSEN MODIFICADA), comumente usada para pesquisa de coccídeos, foram encontradas as seguintes formas evolutivas:

Em relação a este caso responda:

a) Qual é o provável agente etiológico? Como você chegou a esta conclusão?

b) Quais os métodos de coloração permanente para este parasita?

c) Qual seria o tratamento dessa parasitose?

d) Quais seriam as medidas profiláticas recomendadas ao paciente?

Respostas

a) Qual é o provável agente etiológico? Como você chegou a esta conclusão? Cryptosporidium parvum devido ao encontro dos oocistos nas fezes.

b) Quais os métodos de coloração permanente para este parasita? Métodos de coloração permanente como fucsina de Kinyoun.

c) Qual seria o tratamento dessa parasitose? Azitromicina, espiramicina e paramomicina.

d) Quais seriam as medidas profiláticas recomendadas ao paciente? Saneamento básico, uso de água tratada, educação sanitária e evitar consumir alimentos contaminados.