Estudo de Caso 06

Paciente de 13 anos, sexo feminino, foi ao médico devido à diarreia, fadiga, fraqueza, sensação de febre e dor no hipocôndrio direito que tornava a respiração difícil. Procedente de área rural e sem antecedentes de doenças. O exame físico mostra a temperatura de 39°C, 110 ppm, PA 110/80, sensibilidade no epigástrio e hipocôndrio direito com dor intensa ao tocar e agravada pela compressão da caixa torácica direita. Há som abafado na base do hemitórax desse lado. Exames laboratoriais: hemograma, 14.000 leucócitos com 12% de neutrófilos baciliformes. Os eosinófilos 3%, VHS 70 milímetros/hora. A radiografia do tórax mostrou elevação e imobilidade no hemidiafragma direito e derrame pleural na base do hemitórax direito. O ultra-som abdominal inferior mostrou zona alterada com menor ecogenicidade no lobo direito do fígado e duto biliar normal. Hemoculturas negativas para bactérias aeróbias e anaeróbias. A punção hepática revelou pus achocolatado que não apresentou bactérias ou parasitas. O exame parasitológico de fezes (EPF) mostrou a imagem abaixo (trofozoítos de ameba). O ensaio de ELISA foi positivo para E. histolytica.

a) Com esses resultados, qual seria o diagnóstico desse caso? Qual o agente etiológico?

b) Defina as características que permitiram identificar o agente.

c) Poderiam ser encontrados no EPF outros protozoários intestinais passíveis de serem confundidos com o agente etiológico? Por quê?

Respostas

a) Com esses resultados, qual seria o diagnóstico desse caso? Qual o agente etiológico? Amebíase intestinal e hepática. O agente etiológico é a Entamoeba histolytica.

b) Defina as características que permitiram identificar o agente. Na amebíase intestinal o encontro de cistos da E. histolytica contendo corpos cromatoides. Na amebíase hepática, a positividade do teste de ensaio de ELISA específico para E. histolytica.

c) Poderiam ser encontrados no EPF outros protozoários intestinais passíveis de serem confundidos com o agente etiológico? Por quê? Sim, principalmente Entamoeba coli (ameba comensal) com a qual a E. histolytica pode ser confundida. Trofozoítas e cistos de ambas as espécies são parecidos, porém existem algumas características distintivas entre elas, por exemplo, a presença de corpos cromatoides apenas nos cistos de E. histolytica.