Sete pessoas de uma mesma família (pai, mãe e cinco filhos), provenientes de Macaúbas, cidade localizada na Chapada Diamantina, a 680 Km de Salvador, Bahia. desenvolveram sinais súbitos de envolvimento cardíaco e sistêmico. Em nenhum desses indivíduos foi observado sinal de inoculação por picada de insetos na pele ou região periocular. Os sintomas mais frequentes apresentados foram edema periocular (100%), dispnéia (86,5%), febre, mialgia, prostração, tosse, sopros sistólicos, hepatomegalia e dor torácica (71,4%), dor abdominal, aumento da área cardíaca (57,1 %). Após a internação, todos os pacientes foram submetidos a exame de raio X de tórax e em quatro deles (57,1%) foi encontrado aumento da área cardíaca. Anormalidades eletrocardiográficas foram observadas em todos os indivíduos, 50% deles apresentavam bloqueio de ramo direito e em 3 o ecocardiograma revelou derrame pericárdico. Dois filhos faleceram, um de insuficiência cardíaca duas semanas após o aparecimento dos sintomas e o outro de insuficiência respiratória súbita 5 dias após o início dos sintomas. A investigação epidemiológica mostrou que a casa da família era localizada na área urbana e próxima a ela havia uma pequena floresta. A casa foi construída com barro e tijolo, apresentava rachaduras nas paredes, pisos e teto, era cercada por arbustos e fora dela havia uma caixa d’água aberta. Todos os membros da família faziam suas refeições dentro da casa preparadas pela mãe e os refrigerantes eram também preparados em casa com pó de guaraná, água e açúcar. Eles relataram que 10 e 24 dias antes do aparecimento dos sintomas ocorreram duas festas na casa em que foram servidos biscoitos, bolachas e refrigerantes, tudo preparado em casa.
Considerando o quadro clínico apresentado por todos os membros dessa família e os dados epidemiológicos relatados pergunta-se:
a) Pode-se suspeitar da ocorrência de uma parasitose? Em caso afirmativo, qual a mais provável?
b) Qual seria o exame laboratorial mais adequado para o diagnóstico de certeza dessa parasitose?
c) Qual foi o mecanismo mais provável de transmissão dessa parasitose?
Adaptado de: Dias et al., Surto de doença de Chagas aguda associada à transmissão oral, (2008). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 41, n3, p 296-300.
Respostas
a) Pode-se suspeitar da ocorrência de uma parasitose? Em caso afirmativo, qual a mais provável? Sim, a parasitose mais provável é a Doença de Chagas
b) Qual seria o exame laboratorial mais adequado para o diagnóstico de certeza dessa parasitose? O exame laboratorial mais adequado para o dignóstico seria o exame parasitológico do sangue, principalmente se o paciente estiver na fase aguda na doença ou testes imunológicos como o ELISA.
c) Qual foi o mecanismo mais provável de transmissão dessa parasitose? O mecanismo de transmissão mais provável nesta parastose é por via oral, visto que todos os alimentos eram preparados dentro da casa de madeira, local propício à proliferação do inseto vetor da Doença de Chagas.