O paciente SFB, de 25 anos, procedente de Boa Vista, Roraima, chegou à Fortaleza com queixa de febre e dores musculares e história de tratamento antimicrobiano prescrito para infecção urinária por médico da região de procedência. Foi instituída medicação sintomática e colhido material para avaliação laboratorial. Antes dos resultados dos exames solicitados, a febre se elevou substancialmente, com calafrios, prostração, cefaleia e sonolência. Foi examinado apresentando-se acentuadamente pálido, com hepatomegalia, diarreia e febre de 39,8ºC. Foi encaminhado ao hospital de doenças infecciosas de Fortaleza com suspeita de uma parasitose onde foi realizado um esfregaço de sangue periférico para o diagnóstico da suposta parasitose que foi confirmada (Figura abaixo). Admitido em UTI, na mesma noite recebeu tratamento e oxigênio. Apresentou melhora expressiva no dia seguinte, apesar do recrudescimento da diarreia e náuseas. Houve regressão quase integral do quadro clínico em quatro dias, quando lhe foi dada alta hospitalar. Um mês depois, após esforço físico importante, os sintomas voltaram. Realizado o esfregaço de sangue periférico, foi diagnosticada novamente a parasitose. Foi instituído, então, tratamento por 14 dias com o medicamento anteriormente utilizado associado a um segundo medicamento. Logo o paciente se tornou assintomático, permanecendo sem queixas, e regressou a seu estado natal. Desde então permanece assintomático.
Adaptado de: Braga et al., Cerebral Malaria in Ceará: a case report (2004), Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 37, p. 53-55.
Diante do quadro clínico apresentado e da procedência do paciente, responda às seguintes questões:
a) Qual a parasitose mais provável apresentada por esse paciente?
b) Pela evolução do caso e os exames laboratoriais realizados é possível identificar o agente etiológico dessa parasitose? Qual é o provável agente?
c) A evolução da doença permite concluir quais foram os medicamentos utilizados para o tratamento desse paciente? Quais seriam esses medicamentos?
Respostas
a) Qual a parasitose mais provável apresentada por esse paciente? Malária.
b) Pela evolução do caso e os exames laboratoriais realizados é possível identificar o agente etiológico dessa parasitose? Qual é o provável agente? Sim, o agente mais provável é o Plasmodium vivax, pois pela análise do esfregaço foram visualizadas formas esquizontes típicas desta espécie do parasita.
c) A evolução da doença permite concluir quais foram os medicamentos utilizados para o tratamento desse paciente? Quais seriam esses medicamentos? Sim. Primeiro tratamento foi feito provavelmente com cloroquina, que destrói as formas eritrocíticas do P. vivax. O segundo tratamento envolveu cloroquina mais primaquina (que destrói as formas hipnozoítas do P. vivax, responsáveis pelas recaídas da malária por essa espécie de Plasmodium).