Estudo de Caso 25

Paciente, A.B., sexo masculino, 58 anos, dá entrada na UBS com queixa de dor abdominal, emagrecimento, astenia, anorexia, febre, sudorese e náuseas. Os sintomas apareceram há 3 meses, mas somente agora ele procurou o serviço de saúde. Durante a anamnese, o paciente informou que é proveniente de Erechim (RS) e mudou-se para São Paulo há seis meses por conta de transferência de trabalho. Ao exame clínico foi constatado estado subfebril, hepatomegalia e icterícia leve. O paciente diz consumir álcool socialmente, apenas nos finais de semana quando joga futebol com o time da empresa. Não fuma. O clínico indicou uma série de exames laboratoriais e hemograma. No hemograma foi constatado eosinofilia (9800 eosinófilos/mL). Quanto às provas hepáticas, destacam-se colestase, valores elevados de bilirrubina (15 mg/dl) e transaminases. O médico também solicitou exame de fezes (3 amostras). Em uma das amostras foi possível observar ovos grandes, ovais, operculados.

Em relação a esse caso responda:

a) Qual o provável diagnóstico desse paciente? Como você chegou a essa conclusão?

b) Por que no hemograma apareceu eosinofilia? Qual o seu significado?

c) O hemograma e as provas hepáticas auxiliaram o diagnóstico? Por quê?

d) Como o paciente adquiriu essa doença? Explique os meios de transmissão.

e) Fale um pouco sobre a epidemiologia da doença no Brasil e no mundo.

f) Você daria sugestões de profilaxia? Quais?


Adaptado de: Calretas et al., Seis casos de fasciolíase hepática (2003), Medicina Interna, v. 10, n. 4, p. 185 - 192.

Respostas

a) Qual o provável diagnóstico desse paciente? Como você chegou a essa conclusão? Fasciolose. A procedência do paciente (RS) (devido a criação de gado ovino e bovino), a sintomatologia do paciente e os resultados dos exames laboratoriais, incluindo eosinofilia sugeria tratar-se de uma verminose que foi confirmada pelo encontro dos ovos característicos de Fasciola hepatica nas fezes.

b) Por que no hemograma apareceu eosinofilia? Qual o seu significado? O aumento do número de eosinófilos é uma característica das verminoses em geral, pois neste caso a resposta imune é dirigida para Th2.

c) O hemograma e as provas hepáticas auxiliaram o diagnóstico? Por quê? Além da eosinofilia já explicada acima, as provas hepáticas mostraram aumento de bilirrubina e transaminases indicando comprometimento hepático que é um dos principais órgãos atingidos na fasciolose.

d) Como o paciente adquiriu essa doença? Explique os meios de transmissão. Provavelmente por ingestão de agrião irrigado com água contaminada com metacercárias. Em geral a aquisição do homem ocorre por ingestão de gramíneas irrigadas com água contaminada com metacercárias em regiões de criação de gado.

e) Fale um pouco sobre a epidemiologia da doença no Brasil e no mundo. É uma zoonose cosmopolita muito frequente no gado ovino, caprino e bovino. No Brasil não existem muitos casos mas é mais frequente em regiões com criação de gado e com clima com temperaturas mais baixas onde há maior proliferação dos hospedeiros intermediários, moluscos do gênero Lymnaea.

f) Você daria sugestões de profilaxia? Quais? Fazer a higienização das verduras corretamente antes do consumo, ingerir água potável, consumir alimentos de boa procedência.