B.H.F. de 22 anos, sexo masculino, estudante universitário, procurou a UBS queixando-se de cólica, diarreia frequente, esteatorreia (presença de gordura nas fezes) e perda de peso. O estudante contou ao médico que gosta muito de realizar trilhas, caminhadas e acampamentos na natureza e que durante as viagens nem sempre tinha acesso à água potável e acabava ingerindo água sem filtrar proveniente de riachos e fontes que encontrava pelo caminho. O médico solicitou uma série de exames de fezes em busca de ovos e parasitas. Em uma das amostras foram observados cistos e trofozoítos de protozoário (foto abaixo).
Em relação a esse estudo de caso responda:
a) Qual é o provável agente etiológico? Como você chegou a essa conclusão?
b) Como o paciente adquiriu essa doença?
c) Nesse caso, o paciente não apresentou sangue nas fezes. Explique o porquê considerando a patogenia da doença.
d) Como você explica a ocorrência de esteatorreia na giardíase?
e) Quais seriam as medidas profiláticas recomendadas?
Respostas
a) Qual é o provável agente etiológico? Como você chegou a essa conclusão? Giardia intestinalis. Incialmente pela sintomatologia apresentada e a confirmação pela análise do EPF com a presença de cistos característicos de G. intestinalis.
b) Como o paciente adquiriu essa doença? Pela anamnese apresentada a provável fonte de infecção foi a água não filtrada contendo cistos viáveis.
c) Nesse caso, o paciente não apresentou sangue nas fezes. Explique o porquê considerando a patogenia da doença. A ausência de sangue nas fezes na giardíase é explicada devido ao fato de o parasita não invadir mucosa mas ficar aderido.
d) Como você explica a ocorrência de esteatorreia na giardíase? A esteatorreia ocorre como consequência dos trofozoítas da G. intestinalis adereriem firmente à mucosa intestinal, impedindo a absorção das gorduras que serão eliminadas pelas fezes.
e) Quais seriam as medidas profiláticas recomendadas? Lavagem adequados de verduras e alimentos em geral e filtração da água.